segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Petrolina

Vou falar aqui um pouco para vocês da minha cidade,Petrolina é uma cidade do estado de Pernambuco, que é banhada pelo rio São Francisco, e que sobre ele cruza uma ponte que a une a cidade vizinha de Juazeiro da Bahia, bom mas não falarei de juazeiro hoje, voltando a petrolina aí vai um pouco de história:

Texto retirado do site Wikipédia

Pelo caminho das águas, o capuchinho italiano frei Henrique realizava prédicas missionárias, provavelmente por todas as povoações ribeirinhas, inclusive, pelas ilhas: do Pontal, do Jatobá, do Fogo e do Massangano, entre outras banhadas pelo rio São Francisco, no trecho compreendido entre a “Villa de Coripós” e a “Passagem”, hoje municípios de Santa Maria da Boa Vista e Petrolina.

Em meados do século XIX, por conta da distância e da exaustiva viagem frei Henrique lança a idéia da construção de uma capela ao então vigário de Coripós atualmente Santa Maria da Boa Vista. No ano de 1858, dá-se início a construção de uma capela como marco do Cristianismo para os moradores da pequena povoação da Passagem localizada na margem esquerda do Rio São Francisco, cujo local tinha uma área coberta de rocha que posteriormente serviu na construção da Igreja Catedral de Petrolina, conhecida como a “Pedra Grande”, considerado hoje o marco zero, atual Praça do Centenário.

Em 1860, a capela foi aberta aos moradores parcialmente concluída, faltando ainda uma torre, recebendo a atual imagem de Nossa Senhora Rainha dos Anjos. A imagem que teria vindo, apenas para a inauguração, ficou definitivamente como padroeira do município.

Em 1862 a Capela de Santa Maria Rainha dos Anjos foi elevada à condição de Igreja Matriz ficando a povoação “Passagem de Juazeiro”, elevada à categoria de freguesia pela lei nº 530, de 7 de junho de 1862, através do empenho do tenente-coronel da Guarda Nacional José Crispiniano Rodrigues Coelho Brandão – presidente da vila de Petrolina até 1875, recebendo a localidade a denominação de Petrolina em homenagem ao Imperador D. Pedro II, tendo a Freguesia a invocação de Santa Maria Rainha dos Anjos; vila pela lei nº 921, de maio de 1870; Comarca pela lei nº 1.444, de 8 de junho de 1879; município em 25 de abril de 1893, sendo o seu primeiro prefeito o tenente-coronel Manuel Francisco de Sousa Júnior; instalada oficialmente o município em 21 de Setembro de 1895 e a diocese em 30 de novembro de 1923, pela Bula Pontificada (Dominicis Gregis), sendo seu primeiro bispo D. Antônio Maria Malan.

  • Bandeira: A bandeira de Petrolina foi idealizada pelo cidadão petrolinense Armindo Trajano Maia e adotada em 26 de setembro de 1971.

Suas cores significam: VERDE - esperança e a riqueza através da irrigação do sertão; AMARELO - as riquezas trazidas pelo Rio São Francisco; VERMELHO - o sangue nordestino, bravo, lutador e aguerrido; REMOS - a população que vive às margens do rio e o próprio rio; MANDACARU (Cereus Peruvianus - L) - simboliza o sertão e o sertanejo, que não se curvam ante as adversidades.

  • Lendas da Região:Nego d’água, Vapor Fantasma, Nossa Senhora da Rapadura. Esses são apenas alguns dos mitos que povoam a mente dos habitantes da região desde sua infância. São histórias passadas ritualmente de pai para filho e um dos grandes patrimônios das duas cidades. Entre essas lendas, a carranca se destaca como a mais importante. Sua representatividade é tão grande que sua imagem se tornou um dos símbolos locais.

Junto a este símbolo se destaca Ana das Carrancas, uma artesã consagrada em todo o brasil, considerada Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.

chega de letrinhas, e vamos a imagens desta linda cidade

Igreja Matriz - Primeira igreja de Petrolina

Catedral


Orla Baixa




Antiga Estação Ferroviária da Leste Brasileira

A implantação do complexo ferroviário (estação, armazéns e residências de funcionários), a partir de 1919, impulsionou a expansão da malha urbana na direção da Estação Ferroviária, incrementando o comércio local e intensificando a vida sócio-cultural da cidade. Junto com o desenvolvimento, a ferrovia trouxe para a cidade o primeiro exemplar arquitetônico de linguagem erudita e vigente nos principais centros urbanos da época. A configuração eclética do edifício é traduzida pela simbiose entre o gosto neo-clássico e neo-colonial. Somente no dia 1º de março de 1923 fora inaugurada a estação de Petrolina construída em 1922, como também as estações de Icó, Pau Ferro e Messias Lopes, atualmente Rajada. Havia a ligação férrea entre Petrolina – Teresina – PI e Paulistana – PI, tendo sido o último trem de passageiros e cargas entre Petrolina/Paulistana no dia 06 de abril de 1971. Em frente à mesma existe um antigo chafariz da cidade.



Bodódromo

Criado em 2000 é um complexo gastronômico ao ar livre que possui restaurantes onde no início vendia-se bastante carne de bode e atualmente está comercializando, principalmente, a carne de carneiro pelo fato da mesma ser mais macia e apreciada pelos consumidores em geral. Tem carneiro e bode em diversos pratos: lingüiça, buchada, sarapatel, pizza de bode, cozido e o carneiro assado que é a opção tradicional; todos, sempre servidos com uma variedade de acompanhamentos típicos da região (macaxeira, arroz, feijão de corda, purê de macaxeira). São servidos, inclusive, pratos diferenciados para aqueles que não gostam do bode ou carneiro, mas está acompanhando a família ou grupo, sendo assim lá encontram-se massas, carnes brancas, Kafka, dentre outras. Os vinhos finos produzidos na região do Vale do São Francisco também entraram no cardápio como acompanhamento oficial do carneiro.

Além da culinária e bom atendimento, o espaço oferece conforto, segurança, estacionamento, área para shows e quiosques de artesanato.


Calçada da Fama

Inspirada na Calçada da fama de Hollywood foi idealizada por Alberto Araújo Melo, após visitar vários países em companhia de sua mãe. Foi inaugurada em 1998 a segunda calçada da fama do mundo, com 300 estrelas, sendo a primeira a ser condecorada pela Matriarca Alzira Araújo Melo, mãe de Alberto Araújo. Entre as estrelas estão nomes de personalidades, políticos e artistas como: Roberto Carlos, Tom Jobim, Geraldo Azevedo, Nilo Coelho, Juscelino Kubistchek, Dom Hélder, Irmã Dulce, entre outros. É um lugar que transpira glamour e proporciona ao visitante um passeio por diversos países sem sair do lugar.

Demorei um pouquinho mas estou colocando mais agulmas coisinhas de petrolina para vocês.


Museu do Sertão

É um equipamento turístico mantido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Petrolina, foi instalado a 27 de outubro de 1973. O acervo é constituído por mais de três mil objetos reunidos em coleções onde o meio ambiente, a cultura indígena, o artesanato, a moradia rural, os valores da economia, da política, da religião, da sociedade sertaneja como um todo, apresentam-se em uma montagem museográfica e museológica bastante definida. Podem ser observados pertences de Lampião - Rei do Cangaço, de Dom Malan - primeiro bispo de Petrolina, entre outros, além de um encontro com a fauna e flora e as evoluções tecnológicas que transformaram a caatinga ressequida em verdes campos produtivos.


Parque Zôo-botânico da Caatinga

Primeiro do gênero do Comando Militar do Nordeste, está localizado no 72º Batalhão de Infantaria Motorizado – Batalhão General Victorino Carneiro Monteiro – A casa do combatente da caatinga. Implantado em parceira com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (CODEVASF) e inaugurado em 2007, é administrado pelo Batalhão de Combatentes da Caatinga, único no mundo. Está aberto ao público diariamente ao preço de R$ 1,50 por pessoa a visitação, exceto para estudantes de escolas públicas, quando é gratuita. Possui 30 espécies de vegetação da caatinga e 21 cativeiros com animais advindos da caatinga, doados ou apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O Parque encontra-se em esquema de soft open, pois ainda falta estruturar algumas gaiolas e construir equipamentos para melhor acomodação e organização do público freqüentador, mesmo assim é atrativo para seus visitantes.

Perfil

Dados Principais Área 4.756,8 km²
População 285 mil (estimativa IBGE/2008)
Densidade Demográfica 45,9 hab /km²
Ano instalação 1870
Altitude sede 376 m
Fuso horário Brasília
Clima Semi-árido
Microrregião Petrolina
Mesorregião São Francisco Pernambucano
Temp. média no verão 35ºC
Temp. média no inverno 26ºC

E esse o maior patrimônio para o povo petrolinense.

O Rio São Francisco


gente ta aí um pouco da minha cidadezinha, espero que tenham gostado, últimamente aqui em petro ta quente, como dizem se quebrar um ovo no asfalto , ele já sai frito.

Beijos e até a próxima cidade.

Nenhum comentário: